segunda-feira, 29 de junho de 2009

esta escrito

AGUARDANDO A VINDA DO SENHOR
“Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro!” MATEUS 25: 1-6
A vinda de Jesus é o fato mais espetacular para acontecer à humanidade.
Você já parou seriamente para pensar que a vinda do Senhor é uma realidade, que sem dúvida irá acontecer como diz as Escrituras?
Será que o mundo tem pensado e se preparado para a vinda do Senhor?
Quantos dentre de nós temos nos preparado para esse fato tão inquietante, que é a vinda do Senhor?
Existem mais citações da volta do Senhor do que qualquer outra doutrina. São mais de 380 citações só no N.T.
O evangelista Mateus e outros falam diversas vezes a respeito da vinda do Senhor e sua realização na face da terra.
Em Mateus 24: 1 Jesus depois de uma pergunta de um dos apóstolos, passa a descrever o que irá acontecer nos últimos dias antes da sua volta. Serão tempos difíceis.
Primeiro Jesus fala de alguns acontecimentos que não sinalizarão o fim, como por exemplo: os falsos profetas que enganarão a muitos MT 24:5, as guerras e rumores de guerras MT 24:6.
É o que Ele chama de principio das dores Lc 21:9: nações contra nações, reino contra reinos, fome, pestes, terremotos em vários lugares.
Distúrbios internacionais e físicos no mundo, perseguição aos eleitos, desvio da fé, esfriamento do amor de muitos cristãos.
A iniqüidade se multiplicará dentro e fora da comunidade eclesiástica, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. MT 24:13.
O fim virá quando o evangelho do reino for pregado por todo o mundo, para o testemunho. “ Então vira o fim” MT 24:14
Pesquisas de antropólogos e lingüistas revelam que há mais ou menos 5.000 línguas e dialetos no mundo.
O trecho de Mateus 24:32 a 25:46, mostra a preocupação de Jesus com o perigo da igreja deixar de vigiar durante o período em que ela aguarda a volta de Cristo.
A tentação da igreja durante o intervalo entre as duas vindas de Jesus Cristo, será mesmo de não vigiar.
Jesus a comparou ao homem que deixando de vigiar permitiu que sua casa fosse arrombada pelo ladrão. MT 24:43Assim como nos dias de Noé, o povo não se aperceberam que o dilúvio iria chegar e desacreditaram na pregação de Noé. Assim acontecerá com a geração que precederá à vinda de Cristo.
AS DEZ VIRGENS E SUAS ATITUDES
As prudentes.
Características gerais: Vigilância. Preparação. Azeite nas lâmpadas
(figura do Espírito Santo). Esperança de encontrar com o noivo. Paciência. “ O Senhor tarda a vim.”
As néscias ( tolas).
Características gerais: Não vigiavam. Não se prepararam. (Não tinham azeite). Não tinham esperança. Não tiveram paciência.
A NATUREZA DE SUA VINDA
Um fato bastante comentado nas Escrituras:
Pelos profetas. Zacarias 14:3-5, Ezequiel 21: 26-27,
Por Cristo. João 14:1-3,
Pelos anjos. Atos 1: 11 AP 1: 1,2,
Pelos apóstolos I Tessalonicenses 4: 13-18.
Como se dará a sua vinda?
Pessoal e corporal. Atos 1:11, Hebreus 9:28,
Em duas fases:
A volta de Cristo é dupla; não se trata de duas vindas; mas sim de dois estágios de uma só vinda.
Primeira fase (nos ares para buscar seus santos).
Será o que chamamos de arrebatamento I Tessalonicenses 4:16-17; João 14:3, Lucas 17: 34-36; Segunda fase na terra com santos.
Será a revelação pessoal do Senhor Jesus. Colossenses 3: 4; II Tessalonicenses 2: 7,8 ; I Tessalonicenses 3: 12,13,

Nenhum comentário:

Postar um comentário